Prof. Dr. Luiz Carlos Dias
Nascido em Balneário Camboriú, SC, possui Graduação em Química (Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 1988), Doutorado em Química (UNICAMP, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É PROFESSOR TITULAR do IQ/UNICAMP onde atua como Docente desde 06/1992 e PESQUISADOR 1A do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese total de compostos com atividade farmacológica destacada, controle da estereoquímica relativa em sistemas acíclicos e Química Teórica (NBO). Atualmente tem colaborações com aMedicines for Malaria Venture-MMV (www.mmv.org) e com a Drugs for Neglected Diseases initiative-DNDi (www.dndi.org) na área de doenças negligenciadas, como malária, Doença de Chagas e Leishmaniose. Tem mais de 100 publicações em periódicos de elevado fator de impacto. Ministrou mais de 160 conferências (nacionais e internacionais). Orientou 23 alunos de Mestrado, 16 alunos de Doutorado, 29 alunos de Iniciação Científica e supervisionou 16 pós-doutorandos. Na Sociedade Brasileira de Química, foi Secretário Geral em dois mandatos (2000-2004), Presidente da Comissão Organizadora de quatro reuniões anuais, Editor do Boletim Eletrônico por 6 anos (2000-2006) e Membro do Conselho Consultivo (2006-2008). Foi Membro do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq (2007-2010) e Coordenador da Área de Química na CAPES (2011-2014). Atualmente é membro do Editorial Advisory Board do periódico Chemical Society Reviews da Royal Society of Chemistry, Membro do Comitê Gestor do INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).
Profa. Dra. Vanerli Beloti
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (1992), doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em qualidade do leite na Universidad de Leon - España. É Professora Associada nível C na Universidade Estadual de Londrina, onde ministra aulas no Curso de Medicina Veterinária, nas disciplinas de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Qualidade do leite. Participa do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal onde orienta mestrandos e doutorandos em dissertações e teses na área de qualidade do leite, principalmente. Participa também do DINTER entre UEL e IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) onde orienta doutorandos, e do Programa de Pós-graduação em Toxicologia Aplicada à Vigilância Sanitária - Mestrado Profissional. Na pesquisa, se dedica aos problemas ligados à qualidade microbiológica, físico-química e química do leite, com ínúmeros artigos publicados. Métodos rápidos em microbiologia, fraudes, Bactérias ácido láticas, e temas correlatos também fazem parte de seus estudos. Apresenta na Radio UEL FM a coluna semanal Hora do leite, onde conversa com consumidores sobre leite e derivados, desde 2010. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária/ PR e Coordenadora do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite do Norte Central (Seti/ FINEP)
Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em Ciências (Química Orgânica) pela Université Libre de Bruxelles (1992). Professor Doutor (1993-2001), Associado Livre Docente (2001-2010) e Titular (desde 2011) junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante no Departamento de Química e de Ciências da Terra e dos Oceanos da University of British Columbia (Vancouver, Canadá) entre 1997 e 1998, no Departamento de Química Medicinal da University of Utah (Salt Lake City) em 2002 e no Life Sciences Institute da University of Michigan (2012 e 2014-2515). Atua como docente e pesquisador em química orgânica, bem como coordenador do Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos (QOSBio). Interesses de pesquisa incluem a química e biologia do metabolismo secundário de organismos vivos, principalmente de invertebrados marinhos e micro-organismos, que incluem a descoberta de moléculas biológicas bioativas, a biossíntese de metabólitos secundários e biotecnologia marinha. A pesquisa realizada pelo QOSBio é desenvolvida em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos-SP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ), Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR), do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro (Rio Claro-SP), do Laboratório Nacional de Biociências (CNPEM, Campinas, SP), do Instituto Adolfo Lutz (São Paulo), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara (Araraquara-SP), da Universidade de Franca (UNIFRAN, Franca, SP), bem como com pesquisadores estrangeiros da University of British Columbia (Vancouver, Canadá), do Life Sciences Institute da University of Michigan (Ann Arbor, EUA) e da Baylor University (Wako, Texas, EUA). É membro da Coordenação do Programa BIOTA-FAPESP desde 2009, Membro do Comitê Gestor do Programa SISBIOTA-CNPq desde 2011, Membro do Comitê Gestor do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do CNPq desde 2013. Recebeu o Prêmio Fundação Oswaldo Cruz Grupo SEM- Sigma Pharma de Ciência e Tecnologia em Saúde em 2000 e o Prêmio Matthew Suffness Award da American Society of Pharmacognosy em 2002.
Prof. Dr. André Luiz Tessaro
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) pela mesma instituição. Atuou como professor temporário junto ao Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá, entre março de 2008 e outubro de 2012. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Apucarana). Trabalha na área de Físico-Química, com ênfase em Terapia Fotodinâmica (TFD), atuando principalmente nos seguintes temas: processos de autoagregação, equilíbrios ácido-base, cinética, sistemas micelares,estabilização e formulação de fotossensibilizadores, sistemas carreadores.
Profa. Dra. Débora Cristina Baldoqui
Possui graduação em pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (1996), mestrado em pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (1999) e doutorado pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá. Desde 2014 é tutora do grupo PET Química da UEM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Alelopatia e Produtos Naturais Bioativos de Asteraceae.
Prof. Dr. Evandro Bona
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências de Alimentos ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-doutorado em Química Analítica no Instituto de Química da UNICAMP (2016). É professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Campo Mourão atuando no curso de Engenharia de Alimentos do qual foi coordenador no período de 2011/2013. Também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos (PPGTA) da UTFPR do qual foi coordenador no período de 2013/2015. Orientações concluídas: 4 de mestrado, 3 coorientações de mestrado e 11 de iniciação científica. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização (simplex, algoritmo genético, otimização multiobjetivo), estatística aplicada, planejamento experimental e superfície de respostas, análise multivariada, métodos multitabela, método dos elementos finitos, redes neurais artificiais e máquinas de vetor suporte. Atualmente faz parte do corpo editorial Brazilian Journal of Food Research (REBRAPA) e revisor de outros 16 periódicos nacionais e internacionais. Publicou 39 trabalhos científicos, sendo 21 em periódicos internacionais. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 2 - Ciência e Tecnologia de Alimentos) e coordena projetos vigentes e financiados pelo CNPQ e Fundação Araucária.
Profa. Dra. Márcia Camilo Figueiredo
Doutora em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP), Câmpus Bauru. Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, UEM. Licenciada em Química, Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professora do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Câmpus Londrina, Departamento Acadêmico de Química. Tem experiência na área de Ensino de Ciências com ênfase na formação inicial e continuada de professores.
Prof. Me. Enio de Lorena Stanzani
Doutorando em Educação para a Ciência pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor assistente do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Apucarana e participa dos grupos de pesquisa: EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL), Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química (LEPEQ/UEL) e Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UNESP/Bauru).
Prof. Dr. Tiago Severo Peixe
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU), Mestrado e Doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (FCF/USP). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) nos Cursos de Farmácia e Medicina, lotado no Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas e atuante no Setor de Toxicologia do Hospital Universitário (HU/UEL). Nas atividades de ensino e pesquisa se dedica à área de Toxicologia e Análises Toxicológicas em avaliação da exposição ocupacional e ambiental aos xenobióticos e aplicação de metodologias analíticas cromatográficas, espectrométricas e
espectroscópicas (HPLC, GC, AAS e ICP) em matrizes ambientais e biológicas. Atuou como Oficial Farmacêutico R2, do Exército Brasileiro. Foi membro do conselho consultivo e fiscal da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) e colaborador do Swiss Toxicological Information Centre (STIC), atualmente, é membro do conselho fiscal da Fundação HUTEC.
Prof. Dr. Bruno José Gonçalves da Silva
Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Química pela USP/RP (2004), Mestrado em Química Analítica (2007 - USP/RP) e Doutorado em Química Analítica (2011- USP/RP), com estágio sanduíche (PDEE CNPq) na Universidade de Messina, Itália (2010) e pós-doutorado (FAPESP) pela USP (2011 - 2013). Experiência no desenvolvimento de novas fases extratoras para técnicas miniaturizadas de preparo de amostras (SPME, intube SPME, SBSE) para análises de fármacos e contaminantes emergentes em matrizes complexas, como fluidos biológicos e ambientais, acoplada às separações cromatográficas e detecção/elucidação por espectrometria de massas além de técnicas multidimensionais, como a cromatografia gasosa bidimensional abrangente (GCxGC/MS) e cromatografia líquida bidimensional acoplada à espectrometria de massas em tandem (2DLC-MS/MS). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba), onde faz parte do corpo docente de pesquisadores do PPGQ-UFPR, atualmente orientando em nível de mestrado e doutorado.
Prof. Dr. Johny P. Monteiro
Graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com mestrado e doutorado na área de Química Inorgânica/Materiais pela mesma universidade. Experiência no desenvolvimento de biossensores baseados em ressonância de plasmon de superfície (SPR) e SPR localizado (LSPR) gerados em nanoestruturas metálicas como: arranjos de nanoburacos fabricados em filmes fino de ouro, superfícies com grades de relevo (SRG) cobertas com filme fino de ouro e nanopartículas metálicas. Atualmente faz parte do quadro de docentes efetivos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Apucarana. Atua ainda como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UTFPR, Câmpus Londrina.
Profa. Dra. Giovana Gioppo Nunes
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997), mestrado em Química pela UFPR (2000), doutorado em Química pela UFPR (2004), pós-doutorado em Química pela Sveriges Lantbruksuniversite, SLU, Suécia (2006) e pós-doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular pela UFPR (2009). É professora do Adjunto IV do Departamento de Química da UFPR. Tem experiência na área de síntese de compostos inorgânicos como alcóxidos metálicos e polioxometalatos. os projetos desenvolvidos englobam a síntese e caracterização dos compostos no estado sólido, estudos espectroscópicos para identificação de espécies em solução e estudos de reatividade, principalmente em catálise e em aplicações medicinais, com enfase a quimioproteção contra agentes potencialmente carcinogênicos.
Dr. Camilo Henrique da Silva
Formado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2008), possui mestrado (2011) e doutorado (2015) em Ciências (Química) pelo Instituto de Química de Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor substituto do Instituto de Química da UFRJ entre 2014-2016. Atualmente é pesquisador visitante (Pós-doutorado) no laboratório de química medicinal (LQMed) na Faculdade de Farmácia da UFF. Tem experiência na área de Química Orgânica, Química Medicinal e Química dos Fármacos, com ênfase no desenvolvimento de novas substâncias bioativas para o combate a doenças negligenciadas e em Modelagem Molecular de Fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Molecular, QSAR-3D, QSAR-4D, Dinâmica Molecular e Análise Conformacional.
Prof. Dr. Aguinaldo Robinson de Souza
Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1984), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1987), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, USP (1993) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em San Diego, UCSD (1995). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, software educativo, modelos moleculares, teoria do funcional da densidade e computação em GRID.
Prof. Dr. Douglas Cardoso Dragunski
Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Termodinâmica Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Biossorção de metais e corantes; Biofilmes a base de amido, caseína e HEC para recobrimentos de frutos; Obtenção de nanofios a partir da técnica de eletrofiação para liberação controlada de fármacos e filmes com atividade antimicrobiana; Bosista produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.
Profa. Dra. Marilde Beatriz Zorzi Sá
Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá, Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul, Especialização em Química e suas aplicações pela Universidade Estadual de Maringá e Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação para a Ciência e o Ensino da Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Professora Adjunta na Universidade Estadual de Maringá na área de Ensino.
Prof. Dr. Rafael Deminice
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP 2003), Especialização em Fisiologia do Exercício (UFSCar 2004) e Especialização em Nutrição (HCFMRP/USP 2005). Mestre e doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, incluindo período de estágio sanduíche no Departamento de Bioquímica da Memorial University of Newfoundland (Canadá). Realizou estágio de pós-doutorado no Laboratório de Nutrição e Metabolismo - USP de 2010 a 2012. Atualmente é Professor Adjunto A do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, orientador do Programa de Pós-graduação em Educação Física associado UEM-UEL e Bolsista produtividade CNPq nível 2. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em bioquímica aplicada ao exercício e a nutrição, com ênfase em metabolismo de aminoácidos, radicais livres e antioxidantes, suplementação antioxidante no exercício e no esporte.
Dr. Michael Murgu
Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2003).
Prof. Dr. Aldo Jose Gorgatti Zarbin
Graduado (1990), mestre (1993) e doutor (1997) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio de Pós-Doc no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1997-1998). Professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná desde março/1998, onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM) daquela instituição. Foi duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (2002-2004 e 2011-2012). Atua como revisor em diferentes periódicos internacionais. Foi Diretor da Divisão de Química de Materiais (2008-2010), Secretário Geral (2012-2014), Presidente Sucessor (2014-2016) e atualmente é o Presidente (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química. Editor Associado do periódico Química Nova de setembro/2008 a abril/2016, e editor do Boletim Eletrônico da SBQ no biênio 2012-2014. Foi coordenador do projeto PRONEX "Núcleo de Excelência em Nanoquímica e Nanomateriais (NENNAM, 2010-2016)", membro do Comitê Gestor (2010-2016) e atualmente vice-coordenador do "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono". Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica (como nanotubos, grafeno e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, vidros porosos, polímeros condutores e óxidos de metais de transição) em interfaces líquido/líquido, e estudo da aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores.